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A DIFERENÇA ENTRE REMAP X PIGGYBACK

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A reprogramação da ECU (também conhecida como remap) detém o título da primeira tecnologia utilizada em motores para extrair melhor desempenho, a partir da década de 1980 com a introdução dos primeiros veículos com injeção eletrônica digital. Essa técnica tornou-se popular no Brasil a partir de 2002, com o aumento da necessidade de troca de veículos movidos a gasolina para álcool.

Variações da Reprogramação de ECU:

1- Reprogramação via porta OBDII (tomada de diagnóstico):

Como todos sabemos, a programação via soquetes de diagnóstico (OBDII) é a técnica mais utilizada por veículos e programadores atualmente, sua principal vantagem é não ter que abrir a central da ECU (ao contrário da programação via BOOT que explicaremos a seguir), assumindo riscos físicos para o dano da unidade é baixo. Outras montadoras usam Checksums diferentes (arquivos de amostra) em diferentes lotes de veículos, o que muitas vezes dificulta o trabalho do programador, pois a mesma programação não funciona em outro veículo do mesmo modelo. Os mapas podem alterar completamente os endereços na memória da ECU.

2- Reprogramação por boot:

Este tipo de reprogramação, raramente popular entre a comunidade “Tunner”, muitas vezes pode ser a única alternativa disponível. A desvantagem dessa prática é que, na maioria dos casos, é necessário remover o lacre original do sistema de injeção (ECU), assim como o calafetamento (tipo de cola) utilizado pelo fabricante para evitar a entrada de água na placa eletrônica, resultando na perda imediata da garantia do veículo no fabricante. Em alguns casos, até mesmo procedimentos rudimentares, como cortar a caixa da ECU com uma serra “copo” para obter pontos de programação, são o maior motivo de sua rejeição pelos proprietários de automóveis.

Vantagens da Reprogramação de ECU:

Baixo custo porque nenhum hardware adicional é adicionado. As modificações são feitas através dos parâmetros do software do sistema de injeção (ECU).
Pode alterar os limites impostos pelo fabricante, por exemplo: alterar a RPM máxima (velocidade) do motor, o limite de velocidade máxima (limiter).

Desvantagens da reprogramação da ECU:

O serviço pode anular a garantia do veículo, que pode ser detectada por atualizações regulares de software durante as revisões do revendedor.
Isso pode afetar a vida útil do sistema injetado (via reprogramação de inicialização).

Como funciona o Piggyback (chip de potência)?

Também conhecido como “chip” ou “módulo de potência”, este dispositivo simplesmente manipula os sinais dos sensores e atuadores para que a central da ECU (injeção) possa continuar controlando o sistema de injeção normalmente, fornecendo as devidas diferenças conforme exigido pelo dispositivo.

Como sabemos, a injeção tenta corrigir no atuador para trazer o sinal de volta ao valor original programado anteriormente, podendo ser facilmente confirmado pelas leituras do scanner, cujos parâmetros permanecem os mesmos com ou sem o dispositivo instalado. Se esses parâmetros forem lidos em valores que estão fora das tolerâncias programadas, e ao mesmo tempo a luz anormal (luz de injeção) no painel deve indicar um erro, na maioria dos casos a potência do motor do veículo será reduzida (para ser preciso para manter a segurança e a integridade do sistema de potência).

Por um lado, a forma como este dispositivo funciona é aparentemente simples, mas existem vários outros fatores por trás da tecnologia que muitas pessoas não conhecem. Um deles é o delta de correção de mistura e o avanço de ignição. Por isso, sempre utilizamos múltiplos pontos de pressão ou vazão (sensores MAF), pois através da correspondência das válvulas borboleta dianteiras e traseiras e as leituras do fluxo de ar, a injeção determina a quantidade de combustível e o avanço da centelha, que serão necessários em seguida na combustão combustão na câmara para máxima eficiência.

Vantagens do piggyback:

Pode ser removido em revisões ou inspeções (pois possui sistema plug and play).

Pode ser desinstalado e instalado em outro veículo com sistema compatível. Manter a integridade completa da injeção (hardware e software).

Todos os procedimentos tem suas vantagens e desvantagens. Seja na hora de fazer o seu remap em veículos nacionais ou importados, a Esther Turbo pode te ajudar. Somos especialistas em remap de veículos de diversas marcas, para pista, rua, trackday e muito mais. Também somos revendedores dos equipamentos de performance Tork One. Entre em contato conosco e garanta agora mesmo o seu!

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